Climatério e Menopausa

Define-se de climatério o período de transição entre a idade reprodutiva e a menopausa (ausência de menstruação superior há 1 ano) e seus sintomas relacionados são muito conhecidos como as ondas de calor (fogachos), diminuição da libido, labilidade de humor ou humor depressivo, ganho de peso, dor mamária, fragilidade capilar (queda de cabelo) e ungueal (descamação das unhas), irregularidade menstrual, insônia, secura vaginal, maior incidência de osteoporose, incontinência urinária, alteração da memória e outros. Existem alternativas medicamentosas e não medicamentosas que acabam ou ao menos diminuem esses desconfortos. E, estas possibilidades terapêuticas devem ser tratadas individualmente considerando as limitações, as preferências pessoais e os propósitos de cada mulher.

 

Os sintomas de cada mulher neste período são muito variados desde aquelas que não têm nenhuma queixa àquelas que têm a qualidade de vida pessoal, sexual, familiar, profissional e emocional muito abalada. Assim o conhecimento detalhado dos sintomas, da história clínica, dos antecedentes médicos, dos antecedentes familiares e outras informações é crucial para a sugestão do tratamento.

 

Nesta fase, também, deve se continuar o rastreamento periódico das doenças mamárias por meio de mamografia e em algumas situações com ultrassom de mama, também. Bem como, a avaliação do útero e dos ovários por meio de US endovaginal e dado que a perda da quantidade de cálcio nos ossos evolui no climatério e ainda mais após a menopausa, a densitometria óssea, também, faz parte dos exames de rotina nesta fase. Somam-se, ainda, os exames de urina e de sangue como o colesterol, glicemia e outros para o entendimento da situação clínica da mulher.

 

O tratamento dos sintomas do climatério e menopausa pode ser medicamentoso (hormonal ou não hormonal ou fitohormonal) e não medicamentoso (atividade física periódica, dieta adequada, psicoterapia, acupuntura e outros). E, a associação dos tratamentos pode ser mais eficaz.

Acompanhe

Fale conosco

Tel: 11-3074-2150

Rua Joaquim Floriano, 466 - conjunto 603

Itaim Bibi - São Paulo - SP - CEP: 04534-002