Laparoscopia

É uma via de acesso cirúrgico para o abdome e pelve que utiliza óptica para ver e instrumentais finos para a manipulação cirúrgica. Este acesso é a mais recomendada, pois, em comparação com a cirurgia aberta (corte para acesso das mãos), a laparoscopia tem incisões bem menores e habitualmente com cicatrizes mais estéticas, recuperação mais rápida e menor desconforto no pós-operatório.

Com progresso dos instrumentais e técnicas cirúrgicas praticamente todas as cirurgias ginecológicas na pelve podem ser feitas pela laparoscopia como:

  1. Tratamento de endometriose, inclusive as mais amplas e extensas como as intestinais.

  2. Retirada de miomas uterinos.

  3. Retirada de útero, inclusive aqueles muito volumosos (acima de 1 Kg).

  4. Cistos ovarianos, porém, em casos suspeitos de câncer de ovário é recomendável evitar a ruptura do cisto e a liberação do líquido e das células para o abdome.

  5. Tratamento de aderências que são formações cicatriciais dentro do abdome e pelve que diminuem a mobilidade e funcionalidade, principalmente, dos órgãos do sistema reprodutivo e do intestino, assim pode dificultar a gravidez bem como levar a dor pélvica crônica.

  6. Retirada de hidrossalpinge – A hidrossalpinge é a dilatação excessiva e irreversível da tuba uterina (trompa) que além de anular a função da tuba dificulta a gravidez quando outra tuba está funcionante ou quando há indicação de fertilização in vitro.

  7. Tratamento de cânceres de útero e ovário

  8. Avaliação da pelve e abdome para situações de dor pélvica crônica, infertilidade sem causa aparente, porém, com a melhora de outros meios diagnósticos, a indicação diagnóstica cada vez menos tem sido utilizada.

  9. Em situações de urgência, também, é indicada como cistos ovarianos que se rompem e levam sangramento interno de grande volume, torção de ovário, infecções de útero, tubas e ovários que formem abcesso (acúmulo de pus) dentro do abdome, gravidez ectópica e outros.

Acompanhe

Fale conosco

Tel: 11-3074-2150

Rua Joaquim Floriano, 466 - conjunto 603

Itaim Bibi - São Paulo - SP - CEP: 04534-002