STPM

(Síndrome da tensão pré-menstrual) – Cerca de 85% a 90% das mulheres relatam que se sentem diferentes na fase pré-menstrual e na maioria os sintomas são leves e não impactam na qualidade de vida, porém, em torno de 15% a 20% são suficientes relevantes para alterar as atividades corriqueiras caracterizando a síndrome da tensão pré-menstrual, no extremo, em torno de 3% a 8 % das mulheres, estes sintomas emocionais são tão impactantes que recebem a denominação de síndrome disfórica pré-menstrual.

Os sintomas relacionados à STPM são divididos em emocionais, físicas e comportamentais.

  1. Depressão

  2. Irritabilidade

  3. Ansiedade

  4. Hipersensibilidade

  5. Instabilidade do humor (tristeza e nervosismo)

Emocional

Física

  1. Cólicas abdominais

  2. Fadiga

  3. Dores mamárias

  4. Acnes

  5. Ganho de peso

  1. Fissura alimentar

  2. Diminuição da concentração

  3. Dificuldade de sociabilidade

  4. Esquecimentos

  5. Diminuição da motivação

  6. Falta de energia

Comportamental

Ainda não estão completamente estabelecidas as causas da STPM, mas, sabidamente os hormônios produzidos pelos ovários estão relacionados com a síndrome, são eles o estrógeno, testosterona e a progesterona. E, a quantidade destes hormônios é liberada variavelmente de acordo com a fase do ciclo ovulatório-menstrual. Na fase pré-menstrual ocorre a queda dos níveis destes hormônios e assim, leva às alterações em outros órgãos e sistemas como mamas, nervoso e imunológico que por consequência surgem os sintomas da STPM.

O tratamento destes sintomas deve ser individualizado de acordo com as características, preferência e demanda da paciente. E, podem ser não medicamentoso como atividade física rotineira, psicoterapia, afastamento das atividades estressantes neste período, massagens, dieta com baixa quantidade de carboidratos e outros. Já, as alternativas medicamentosas são o uso de modulação hormonal, antidepressivos, diuréticos, ômega-3, vitamina B6, cálcio, gingko biloba e outras. Na maioria dos casos, a associação de bons hábitos de saúde tem resultados efetivos no tratamento da STPM.

Acompanhe

Fale conosco

Tel: 11-3074-2150

Rua Joaquim Floriano, 466 - conjunto 603

Itaim Bibi - São Paulo - SP - CEP: 04534-002